segunda-feira, 3 de abril de 2023

Alcoutim

Alcoutim, com vista para Sanlúcar de Guadiana e o rio Guadiana, oferece paisagens belissimas. è possível fazer a travessia de barco até lá, pela Fun River, a partir da Estação de Alcoutim, podendo fazer-se também bonitos trilhos deste lado (https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/camino-natural-del-guadiana-20115858)


O Castelo de Alcoutim, construído no século XIV com o objetivo de defender esta região fronteiriça,  possui um grande pano de muralha com torres defensivas. Uma visita ao castelo permite apreciar uma magnífica panorâmica sobre o rio Guadiana, a vila de Alcoutim e a aldeia espanhola de Sanlucar.

No interior do castelo, oportunidade para visitar o Museu Arqueológico de Alcoutim, onde se pode apreciar um variado conjunto de achados que testemunham todas as épocas da história do concelho, bem como a exposição Jogos Intemporais. De salientar que esta coleção integra o maior conjunto e variedade de jogos de tabuleiro de época islâmica provenientes de um único sítio arqueológico e os únicos exemplares de Mancala III, que temos conhecimento em Portugal.

O Festival de Caminhadas de Alcoutim atrai muitos visitantes em março para desfrutarem dos mais de 150 km de percursos pedestres homologados que cruzam o concelho, como sejam a Grande Rota do Guadiana – um dos mais belos trilhos beira-rio que conhecemos – e a Via Algarviana com ponto de partida nesta vila.



A Grande Rota do Guadiana é mais do que um mero percurso pedestre. Entre o Rio Vascão, onde acaba o Alentejo e começa o Algarve, e Alcoutim percorre-se o verdadeiro trilho da ronda da guarda fiscal.

Com mais tempo, vale a pena visitar tamb+em o Parque Natural do Vale do Guadiana: https://www.vagamundos.pt/visitar-vale-do-guadiana-roteiro/



Nenhum comentário:

Postar um comentário