terça-feira, 5 de setembro de 2023

Pia do Urso e Ecoparque sensorial

 A Pia do Urso, a 1h30 de Lisboa, e 15min de Fátima, é uma aldeia muito bonita, onde foi construído um Ecoparque Sensorial, um parque temático e sensorial (adaptado a invisuais), acompanhado de um circuito pedestre. A entrada é gratuita!


Além da paisagem atrativa e da calma envolvente, o parque é composto por diversas estações interativas e lúdicas, constituindo um conceito inovador que pretende possibilitar a apreensão do meio envolvente através do tato e do olfato. Assim, constitui um ótimo local para se passar uma tarde, um dia ou mesmo residir por lá durante uns tempos, pois será possível alugar casas antigas que, também, foram reconstruídas.



Ao longo do percurso podem observar-se diversas formações geológicas – as chamadas “pias” – onde, reza a lenda, um urso que vivia naquelas serranias tinha por hábito ir beber água. Atualmente, o parque retrata essa pia com o urso ali perto.

Situado numa encruzilhada de vias romanas das quais se salienta a que ligava a Olissipo (Lisboa) e Collipo (Batalha/Leiria), por aqui passaram em 1385 os exércitos chefiados por D. Nuno Álvares Pereira, provenientes de Ourém a caminho de Aljubarrota e, quinhentos anos mais tarde, as tropas invasoras de Napoleão Bonaparte que deixaram um rasto de destruição e mortandade.

Para além de várias habitações, encontramos aqui também restaurantes, cafés, WC públicos, chafariz de água e lojas com produtos típicos da zona.

Ao longo do percurso pedestre há várias placas que informam sobre a flora e fauna do local. Torna-se assim também num local didático. O percurso é circular com cerca de 800 metros. Não é aconselhável a pessoas com dificuldade de locomoção, uma vez que o piso é irregular.

Ao longo do percurso há várias estações lúdicas interativas, construídas maioritariamente em madeira. Na Estação do Ciclo da Água podem carregar num interruptor para fazer descer água por um circuito. A água, por sua vez, aciona a nora aí existente. Já na Estação Jurássica, os miúdos divertem-se a escalar os dinossauros de madeira. Na Estação Musical entusiasmam-se a produzir sons com instrumentos de metal. Há mais estações e pontos de interesse no Ecoparque Sensorial. O parque de merendas é um deles, onde há bastante sombra para um piquenique agradável. 

É também recomendável almoçar por perto no Restaurante Piadussa, muito bonito e muito recomendado, com boa relação qualidade/custo. Convém reservar (https://www.restaurantepiadussa.pt/). Fica no final da Rua da Pia do Urso e é fácil estacionar mesmo no final da rua. Também se pode entrar pelo lado sul para este estacionamento.

Vou experimentar este passeio. Diretamente para o restaurante, passeio no parque/aldeia depois do almoço e se calhar comer um gelado em Fátima no regresso :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário