segunda-feira, 3 de abril de 2023

Alte, Loulé

Alte é uma aldeia situada no sopé da Serra do Caldeirão, no extremo noroeste do concelho de Loulé, distrito de Faro. Trata-se de uma povoação típica algarvia com um centro histórico bem conservado, recheado de edifícios residenciais caiados de branco e com ruas e escadarias estreitas pavimentadas com calçada portuguesa.



A cascata Queda do Vigário é um dos tesouros escondidos de Alte. Do alto dos seus 24 metros de altura esta queda de água, integrada na Ribeira de Alte, lança-se com grande vigor sobre uma bela lagoa de águas límpidas. No verão muitos são aqueles que ali vão a banhos. Junto à cascata, a área envolvente foi requalificada com a criação de um espaço verde onde estão disponíveis mesas de piqueniques e uma infraestrutura de apoio. O acesso é feito a partir do cemitério de Alte e pode caminhar através de um trilho (percurso mais curto) ou por caminho.



À saída de Alte, no sentido nascente, pode visitar a Fonte Pequena e Fonte Grande, locais muito bonitos. 




Restaurante bem recomendado pelos turistas no tripadviser é O Folclore, com esplanada e uma vista belissima.

O mercado de Alte funciona uma vez por mês, mais especificamente na terceira quinta-feira. Aqui são colocados à venda os produtos locais, como frutas, legumes, mel, queijos, artesanato (trabalhos de madeira e olaria) e acessórios em couro, entre outros.

Mais informações e fotos aqui: https://www.espiritoviajante.com/aldeia-alte-algarve/ e aqui: https://www.viajecomigo.com/2020/12/19/a-tipica-aldeia-de-alte-algarve/



Nenhum comentário:

Postar um comentário