terça-feira, 27 de novembro de 2018

Passadiço do Sistelo e Ecovia do Vez

Passadiço do Sistelo

O Passadiço do Sistelo está inserido na Ecovia do Vez e passa pela aldeia do Sistelo, conhecida como o "Tibete Português" graças aos seus socalcos construídos para aproveitar o pouco solo arável e em condições para sustentar o gado bovino desta região. A aldeia do Sistelo faz parte da Reserva Mundial da Biosfera e é candidata a património mundial da UNESCO.


O percurso de cerca de 10 quilómetros de extensão começa na ponte medieval de Vilela e prolonga-se até à aldeia do Sistelo embora, claro, se possa fazer no sentido contrário. A caminhar a um ritmo normal, pode ser feito em aproximadamente 3 horas e é aconselhável levar uma mochila com merenda e muita água para o caminho, principalmente no verão. Há vários locais ao longo do passadiço onde nos podemos refrescar no rio.
Se se começar do lado de Sistelo, inicia-se no Largo do Visconde de Sistelo. Seguir a indicação “ECOVIA”,... Este Largo é o ponto de partida para vários trilhos.
Se se começar em Vilela, inicia-se junto à ponte: https://goo.gl/maps/EyZsZMPb2AJ2

Ler também: https://iremviagem.com/2018/02/06/ecovia-do-vez-etapa-3/
Informação no wikiloc: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/ecovia-do-vez-etapa-2-e-3-arcos-valdevez-sistelo-28499556#wp-28499579

Ecovia do Vez

O percurso anterior é a terceira etapa do percurso da EcoVia do Vez que tem a totalidade de 32,71 Km:
Etapa1: Jolda S.Paio » Arcos de Valdevez - 12,58 Km
Etapa2: Arcos de Valdevez » Vilela - 9,86 Km
Etapa3: Vilela » Sistelo - 10,27 Km

A Ecovia do Vez, que pode ser facilmente feita em família, tem vários pontos de acesso o que possibilita a realização de pequenos troços diários, sendo mesmo aconselhável dada a sua extensão. Em termos de dificuldade, apenas o troço final junto à Sistelo apresenta alguma dificuldade, dado surgirem algumas pendentes, mas nada que não seja recompensado pela magnífica envolvente.
A sinalização existente não é sempre clara em relação ao sentido a tomar, mas também não é impeditiva da progressão (ao fim ao cabo, vamos a serpentear junto ao Vez).

Sistelo

Vale a pena visitar também Sistelo, ver o seu famoso castelo, algumas casas senhoriais, os seus muitos espigueiros (construções medievais utilizadas para guardar milho), algumas pontes medievais ou romanas e, sobretudo, os belíssimos socalcos ao longo das encostas da montanha e que dão a esta aldeia a alcunha de Tibete Português.

O caminho é paradisíaco e são vários os monumentos que encontramos ou os miradouros de onde se pode apreciar a paisagem: as pequenas cascatas, a água pura, os socalcos nas montanhas, os bois e vacas à solta nas ruas da aldeia e, sobretudo, o modo de vida e a gentileza de quem aqui habita todo o ano. Não perder também as pequenas tasquinhas com produtos tradicionais.
Para comer recomendam dois cafés na aldeia de Sistelo, a saber: A Tasquinha (Lugar da Igreja, Tel: 962 699 811) ou Tasquinha da Portela (Lugar da Portela do Alvite, Tel: 969 021 560).

Se ainda há tempo, porque não visitar a Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S.Pedro de Arcos, em Ponte de Lima. Fica a cerca de uma hora de viagem do Sistelo e 45 min de Braga.

Por perto também a Paisagem Protegida de Corno do Bico, com centro de interpretação ambiental na Colónia Agrícola de Vascões (Coordenadas GPS: 41°54'49.52"N   8°29'33.36"W). Diz quem lá vai que se vêem muitos garranos por todo o lado. Convém verificar se o Centro está aberto no dia da visita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário