De acordo com a descrição que li no www.evora.net/percursos/default.htm, é um "percurso muito interessante, que pode fazer-se a pé, em btt ou de bicicleta. A paisagem que nos oferece é bastante característica da região e a sua interpretação é-nos facultada por alguns painéis colocados ao longo do percurso. A aldeia da Graça do Divor merece uma paragem. Vale a pena percorrer o casario antigo, visitar a Igreja de Nossa Senhora da Graça e subir até ao cemitério para espreitar a panorâmica que se obtém sobre as captações de água do Aqueduto da Água da Prata, que aqui se inicia. Na saída para Arraiolos, encontram-se as antigas instalações de uma surpreendente oficina de artesanato em corno, única na região".
Encontrei ainda uma boa "foto-reportagem" aqui, que vale a pena consultar até porque a parte final do percurso apresentava na altura alguns constrangimentos que espero que já tenham sido resolvidos por agora...
Esta Ecopista insere-se na Rede Verde Europeia do Espaço Mediterrâneo Ocidental, que se estenderá do sul de Portugal ao sul de Itália. A rede verde é constituída por Vias Verdes como a Ecopista, que garantem uma ligação fácil entre as zonas urbanas e rurais, proporcionando contato direto com a natureza.
Depois de saber disto, indaguei um pouco mais e descobri mais umas ecopistas que temos por este país fora: Montemor-o-novo, Sabor, Minho, Vouga, etc. A informação contida no site da Refer não é muita mas daqui já se parte para outras pesquisas mais direccionadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário