sexta-feira, 20 de julho de 2018

Ondas Gigantes da Nazaré e Praia de São Martinho do Porto

O canhão da Nazaré é um dos maiores canhões submarinos da Europa. São 227 km de extensão e 5000 m de profundidade máxima, por entre vertentes íngremes. A sua origem ainda está envolta em mistério, pois encontra-se numa zona geológica complexa. No entanto, considera-se estar relacionada com a falha da Nazaré, uma fratura da crosta onde existem movimentos que podem causar sismos.

A zona envolvente à Nazaré sempre foi uma zona temida pelos antigos pescadores. Contam-se vários naufrágios e até um submarino alemão da 2ª guerra mundial jaz naquelas águas. causa desta área instável está bem no fundo do oceano.

A presença do canhão cria condições especiais para a formação de ondas grandes. Ele vai separar a onda em duas, aumentar a velocidade da onda que percorre o canhão e fazê-las reencontrar-se novamente! A corrente que vem da praia, em sentido oposto, também vai acrescentar mais alguns metros. Para nascer a onda gigante é importante juntar mais alguns ingredientes à receita! Essas condições são relativas ao período da onda (igual ou superior a 14 segundos), ao vento (idealmente fraco) e a direcção da onda (idealmente de W/NW).

Para uma análise técnica mais detalhada sobre como são formadas as ondas grandes, consultem esta página do Instituto Hidrográfico.
Essa explicação pode também ser visualizada neste filme, adequado também aos mais novos:

Por excelência, a época de ondas grandes na Nazaré em Portugal, é entre outubro e março (abril também funciona em alguns anos). Pode verificar as previsões aqui .

As ondas gigantes ocorrem na Praia do Norte na Nazaré. O melhor local para observar é no sítio da Nazaré junto ao farol (Forte de São Miguel Arcanjo), do lado norte. Também pode descer para a areia na praia para ver outra perspetiva, através de caminho de terra, mas muito cuidado junto ao mar, é perigoso.

Também há o turismo mais tradicional, que já existe há muitos anos na Nazaré. No verão há sempre a enchente de turistas que vêm fazer praia, do lado mais a sul, na praia principal da Nazaré, a praia da vila.

Ali tão perto, podemos ainda dar um salto à Praia de São Martinho do Porto. A baía de S. Martinho do Porto é o último vestígio de um antigo Golfo que até ao século XVI se estendia a Alfeizerão e que se abre ao Oceano através de uma barra, com cerca de 250 metros de largura, entre os morros de Santana, a Sul, e do Farol, a Norte. 

Existe até um parque aquático insuflável e gaivotas para muitas horas de diversão e prazer em família.
A Baía em forma de concha é ligada ao oceano por uma abertura estreita, criando uma lagoa de águas calmas de cores fantásticas e super convidativa para as crianças.
A única nota negativa é que há alguma sujidade na água. Olhamos para os pés e estamos em cima de areia com uma substancia preta e peganhenta, provavelmente devido à enorme quantidade de barcos e motas de água que por ali andam, associada a uma baixa renovação da água por estar confinada na baía.
Na Avenida Marginal, centro cosmopolita da vila, multiplicam-se as esplanadas, lojas, bares e restaurantes quase todos especializados nos sabores do mar: a lagosta suada, a santola recheada, o lavagante, o robalo, as douradas e o linguado grelhado ou a sardinha assada.





terça-feira, 17 de julho de 2018

Tavira com crianças

O que fazer em Tavira com crianças:

Centro Histórico de Tavira: Aproveitem para explorar o centro histórico de Tavira a pé, uma cidade de cruzamento de diversos povos e culturas. O rio Gilão corre pela cidade, com vários pontes para atravessar. Durante o verão, o centro tem um ambiente muito especial, com as lojas abertas até mais tarde. Também não percam as excelentes pastelarias na zona das arcadas e ponte, ideais para descansar os pés e provar as especialidades deliciosas, como doces algarvios, folhados de Tavira e Dom Rodrigo.

Câmara Obscura na Torre de Tavira: Situada na Torre de Tavira, a Camara Obscura oferece a mais deslumbrante e privilegiada vista sobre a cidade, uma viagem de 360 graus sobre o património histórico-cultural de Tavira. Um guia oferece uma explicação sobre a cidade, feita a partir dos seus monumentos, da sua cultura e da sua história. Local: Calçada da Galeria, nº 12, Tavira

Castelo da Tavira: Localizado num dos pontos mais alto no centro da cidade, podem subir as muralhas e admirar a vista sobre a cidade.

Centro Ciência Viva de Tavira: Visita à exposição sobre água e energia, com várias atividades interativas, lúdicas e ciêntifícas para as crianças, nas tardes do verão. Será melhor ir de carro, porque fica um bocadinho fora do centro.  Local: Convento do Carmo, Tavira.

Palacio da Galeria: É o núcleo central do Museu Municipal de Tavira e acolhe exposições que abordam a História e a diversidade do património em Tavira. Durante o verão, o Palácio da Galeria tem várias atividades para famílias

Cacela Velha: A 20-30 minutos de Tavira, Cacela Velha é uma aldeia muralhada situada em cima duma rocha, com uma vista panorâmica sobre a Ria Formosa. A descrição duma família Pumpkin: é o paraíso à beira mar plantado!

Mercado da Fuzeta em Olhão: No mercado em Olhão, pode ver produtos frescas da zona, e uma grande variedade de peixes diferentes, trazidos pelos pescadores locais, para delirar as crianças! Fomos informados que também pode comer no mercado, o peixe grelhado é altamente recomendado!

A Quinta: A Quinta é uma propriedade de sequeiro do século XVII recuperada onde existe um Parque Temático Rural com uma oferta diversificada e programas repletos de experiências divertidas e educativas para toda a familia. Podem descobrir a fauna e flora, através de percursos de Caça ao Tesouro, passear de carroça de mula, fazer ateliers do pão, da amêndoa, da alfarroba e do azeite, bem como alimentar os animais e brincar na casa da árvore e no slide.

Sequa Tours: Passeios de barco na Ria Formosa e em família? Programa perfeito! A Sequa Tours oferece várias modalidades diferentes: viagens de uma hora pela lagoa, observação de pássaros e tour histórica, descoberta das aldeias pescatórias e ainda a oportunidade de personalizar uma visita familiar ao gosto de cada um!

Fonte: Pumpkin