domingo, 2 de agosto de 2020

Praia Fluvial e Cascata do Penedo Furado

O concelho de Vila de Rei, mesmo no Centro de Portugal, guarda dois dos tesouros naturais mais bonitos de Portugal: a Praia Fluvial e a Cascata do Penedo Furado.



A somar à beleza natural envolvente, a praia fluvial conta também com excelentes infraestruturas de apoio, como sejam um bar, chuveiros, parques de merendas com grelhadores, parque infantil e casas de banho. Ah! E a praia é vigiada durante os meses do verão.

Para quem vem de Lisboa basta apanhar a autoestrada A1 e A23 até Abrantes. Uma vez lá siga pela mítica estrada nacional N2 até Vila de Rei. De Vila de Rei até à Praia Fluvial do Penedo Furado são apenas 12km. Siga em direção à aldeia de Milreu e aí vai encontrar várias placas que indicam a rota a seguir até ao Penedo Furado.
Coordenadas GPS: 39°37’32.7″N 8°09’44.2″W

Já a chegar, há uma saída à direita para o Miradouro Fragas do Rabadão, onde existe uma via-sacra e um pequeno santuário, de onde se pode apreciar a paisagem até à Albufeira de Castelo de Bode e onde se inicia um trilho confluente com o trilho do miradouro do Penedo Furado, com ligação à "Bicha Pintada", um fóssil que se estima ter mais de 480 milhões de anos,  inserido no topo de uma camada de quartzito cinzento-escuro, com 30 cm de espessura. Este tipo de estrutura é interpretada como tendo sulcos produzidos pela atividade de alimentação e deslocação de trilobites num fundo arenoso.


Logo a seguir, e ainda antes de se chegar à praia, o Miradouro do Penedo Furado convida a uma demorada paragem. Observe a paisagem e veja de perto o rochedo gigante que dá nome a este cantinho mágico do centro de Portugal. Não deixe também de espreitar a parte de baixo do rochedo pois é lá que está “guardado” o famoso fóssil da “Bicha Pintada”.

Pouco depois temos a saída, em estrada pavimentada, para a praia.
A menos de 20 minutos de distância da praia fluvial do Penedo Furado “esconde-se” a maravilhosa cascata do Penedo Furado. Em 2019 foram inaugurados os Passadiços do Penedo Furado, abertos todo o ano e com cerca de 700 m,  que ligam a Praia Fluvial à Cascata do Penedo Furado. Uma vez lá podemos subir os degraus  talhados na escarpada rocha e partir à descoberta da outra cascata que se esconde entre os penhascos, um dos segredos mais bem guardados do centro de Portugal. A lagoa formada pela cascata é simplesmente deliciosa e convida a demorados mergulhos.




Os Passadiços do Penedo Furado estão inseridos no PR3 de Vila de Rei – Trilho das Bufareiras, um percurso pedestre de pequena rota linear com aproximadamente 10 km de extensão que liga a Praia Fluvial do Penedo Furado a Vila de Rei, com uma boa parte do percurso desenrolando-se ao longo da Ribeira do Pisão. Não só irá ter a oportunidade de descobrir mais um par de belas cascatas, como ainda vai poder desfrutar das invulgares paisagens da zona das Bufareiras.
Tenha em atenção que o Trilho das Bufareiras é linear. Logo, se for com companhia e houver dois carros, o ideal é deixar um carro em Vila de Rei e outro na Praia Fluvial do Penedo Furado para poder regressar no final do percurso
Caso vá sozinho, recomendamos que deixe o carro em Vila de Rei e programe com um taxista de antemão, para não ficar “descalço” (ou, pelo menos, levar vários números de táxi consigo).
Por último recomendamos vivamente que inicie o trilho em Vila de Rei e termine na Praia Fluvial do Penedo Furado, pois neste sentido o percurso é quase sempre descendente.