"Alas" que já temos saudades de ir passear. Nada como um voucher de oferta de duas noites (comprámos a 3ª para rentabilizar a estadia :)) para ir aproveitar a primavera. Vamos concentrar-nos em ver muita fauna e paisagem natural. Assim, se o tempo ajudar o plano é:
Viagem e instalação
2º dia
Passeio à Ria de Alvor.
O melhor acesso é ir direito à Mexilhoeira Grande e estacionar na estação ferroviária (vamos na estrada nacional 125 e perto do cruzamento para a mexilhoeira viramos para o lado contrário (há uma placa). A partir daqui há dois caminhos para a ria. Embora sejam acessíveis de carro, são estreitos e com estas chuvadas recentes podem não estar em bom estado. No entanto, faz-se bem a pé:
Não esquecer os binóculos. Na ria de Alvor podem observar-se muitas espécies de aves aquáticas, principalmente limícolas. Aqui encontramos toda a informação sobre a flora e fauna que podemos encontrar neste pedaço de paraíso para fazer birdwatching: http://www.avesdeportugal.info/sitriadealvor.html.
Para almoçar vamos até à Mexilhoeira, nomeadamente ao restaurante "A oficina"
Prainha no Alvor (ver post aqui), preparados para andar à descoberta de fauna costeira.
Resto de dia livre para o que mais nos apetecer ou caso tenhamos de ouvir o vendedor que nos ofereceu o voucher.....
4º dia
E estamos de regresso. Como o chek out é cedo, aproveitemos o dia da viagem para passear mais um pouco e fazemos uma paragens nos campos floridos de Castro Verde. Quando eu era nova, e estudava na faculdade, fiz muitas vezes o caminho que hoje nos leva até à Herdade do Monte da Apariça. Recordo-me como sendo uma zona de grande beleza na primavera, quando os campos se enchiam de tapetes de todas as cores e onde podíamos observar uma série de aves estepárias como sisões e abetardas (quando tínhamos sorte). Assim, vamos até lá ver como está agora**.
Saímos na A2 para Castro Verde e vamos até lá,onde apanhamos a N123 para Mértola. Seguimos sempre as placas para Mértola até sairmos de Castro Verde. Depois de passarmos Galeguinha, vamos com atenção pois a 1 km temos a saída à esquerda para o Monte da Apariça (tem uma placa à esquerda). As coordenadas são: 37°42'38.0"N 7°58'26.0"W
Depois é explorar os caminhos até ao açude, armados de binóculos :)
Quando voltar posto os melhores momentos desta escapadinha :)
**Atualização: Afinal o caminho até à Herdade é privado e não se consegue chegar ao açude. Lá teremos de ficar umas noites lá :)
**Atualização: Afinal o caminho até à Herdade é privado e não se consegue chegar ao açude. Lá teremos de ficar umas noites lá :)