quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

CIAPS - CENTRO DE INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL DA PEDRA DO SAL


Destino obrigatório de visitas de estudo, atividades, exposições educativas, o CIAPS integra hoje o roteiro das escolas de Cascais e concelhos limítrofes, permitindo em simultâneo o desenvolvimento de atividades de interior e ao ar livre, com especial incidência no estudo da fauna, da flora e da geologia e arqueologia características desta área, ou do conhecimento cientifico, com o apoio da parceria estabelecida com o Nuclio - Núcleo Interactivo de Astronomia de Cascais.
De realçar que o Centro, através do Projecto ValeCIAPS, foi considerado o primeiro "Zero Energy Building" público a nível nacional, traduzindo na diminuição progressiva da “pegada ecológica” deste edifício, e tornando-o progressivamente autossuficiente em termos energéticos.


Horário: Terça a sexta | 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Sábados e domingos: 10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00 | Feriados | 14h00 às 17h
Localização: Av. Marginal, S. Pedro do Estoril, GPS: 38.693719,-9.372287

Atividades:
Atividade Fim de Semana – “Cascais da Terra ao Mar”
Conhecer o sistema solar


Para chegar à Praia das Avencas, o ideal é ir de comboio, sair na Parede (do lado do mar) e andar cerca de 350 m. De carro, pode-se estacionar em frente ao Bar das Avencas, do outro lado da Marginal, e passar numa passagem subterrânea pedonal. As coordenadas são estas: 38.687945,-9.359205
A visita deve ser programada durante a Baixa-Mar. Ver as marés aqui: www.hidrografico.pt/previsao-mares.php
E já agora leve um pequeno guia: www.cm-cascais.pt/sites/default/files/anexos/gerais/new/guia_ziba.pdf


Borboletário e passeio nas dunas do Guincho



O Borboletário, situado no Parque Urbano da Quinta de Rana, é um espaço dedicado à criação de borboletas, onde é possível observar as diferentes fases do seu ciclo de vida: ovos, lagartas, crisálidas e borboletas.   
A estrutura do Borboletário é única e remete visualmente para a imagem de um casulo em fase de metamorfose. No seu interior encontra-se um jardim com espécies da flora local, onde é possível observar borboletas a voar livremente. O espaço integra ainda um laboratório acessível ao público, cuja função é a criação dos ovos, das lagartas e das crisálidas. 

Visitas livres | Sem acompanhamento de monitor e não necessitam de marcação prévia. O visitante poderá explorar os recantos do jardim descobrindo o misterioso mundo das borboletas.
Visitas guiadas | Com acompanhamento de monitor e têm a duração aproximada de 50 minutos. Inclui a visita ao jardim e interior do laboratório. Têm como objetivo ensinar a biologia das borboletas e sua ligação com as plantas, e compreender a importância das borboletas no equilíbrio dos ecossistemas.

Folheto informativo

Horário:  3.ª feira a domingo: 10h às 16h | Horário de almoço: 13h às 14h
Borboletário encerra de dia 1 de dezembro a  21 de março, altura em que, com a chegada da Primavera, surgem as primeiras borboletas.
Preçário: Visitas guiadas: 3,50 €/pessoa. Ateliês pedagógicos: 3,50 €/pessoa
Morada: Rua Feliciano Moreira, Quinta de Rana, Coord. GPS: 38°41’46.74”N - 9°20’39.71”W


E já que estamos na zona, porque não fazer um passeio nas dunas do Guincho e as suas especificidades? O Núcleo de Interpretação da Duna de Cresmina serve como ponto de partida para um percurso de passadiços com cerca de 1,5 km. Neste passeio é possível observar plantas nativas que, num raio de muitos quilómetros, só se encontram aqui, como a raiz-divina e a sabina-das-praias. Todo o percurso é acompanhado por painéis informativos, onde os visitantes identificam as várias espécies animais e vegetais.

Localização: Rua da Areia, Cresmina. Guincho-Cascais. Coord.: GPS: 38.726857, -9.468622
Horário: Terça a domingo, das 9h às 18h.
Entrada gratuita